domingo, 9 de setembro de 2012

Publicar conteúdos e comentar posts são ações comuns em ferramentas da Web 2.0. Estas ações muito contribuem para o desenvolvimento e interação das redes sociais online, como em blogs, wikis, podcast, youtube, Orkut, facebook, myspace e o mais recente twitter.  Tais ferramentas citadas estimulam a interação social, bem como a aprendizagem.

Os recursos disponíveis da web 2.0 facilitam o processo de ensino-aprendizagem e a comunicação acontece de forma mais colaborativa entre professor e aluno. Para conseguir atingir a linguagem dessa nova geração é importante a aplicação de atividades educativas com a utilização de alguma ferramenta tecnológica.

Embora muitos acreditem nas ferramentas da web 2.0, nem todos os docentes que trabalham em escolas que possuem laboratórios de informática fazem uso destes recursos de modo eficaz com seus alunos. Desta forma é necessário enfatizar que não basta apenas utilizar tecnologias, é preciso reconhecer o papel delas como recursos de aprendizagem e entender, orientar e cooperar com o aluno na construção do conhecimento, através da mediação multimidiática. O docente precisa saber lidar criticamente com as ferramentas e as utilizar pedagogicamente.

Este espaço está disponível para discutirmos, debatermos e aprendermos sobre as ferramentas da WEB 2.0, e suas possibilidades e aplicações nas práticas de ensino.
E para instigar essa discussão os seguintes questionamentos já estão lançados:

  1. No Brasil o ensino educacional já está preparado para as novas tecnologias?
  2. Os professores tem conhecimento suficiente para aplicá-las em benefício dos alunos?
  3. Como tirar melhor proveito dessas ferramentas?
Contribuam com sugestões de artigos, vídeos e principalmente suas próprias reflexões. Sua contribuição é muito importante! 

Como sugestão de vídeo:

"A Escola e a Web 2.0"

Link:  http://www.youtube.com/watch?v=Du48Wez68_U



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  



COSTA, Rosa Maria E. M; MARINS, Vânia. Aula 4a – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. UAB/UFF, 2010.

FERREIRA, Ana Maria Jensen F. da C; VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida B. G. Arquitetura da informação de web sites: um enfoque à Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). Revista de Iniciação Científica da FFC. v. 8, n.1, p. 114-129, 2008.
 











3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog Cintia. Está muito interessante. Cores suaves e conteúdo bem distribuído. Penso que os links das redes sociais ficaram meio grandes. O que acha?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal manter a ideia que recebemos em nossas primeiras aulas no módulo 1.

    Será de grande auxílio para quem ainda não fez nosso curso e começa a utilizar a Web 2.0 no seu dia a dia.

    parabéns

    ResponderExcluir
  3. Cíntia,
    Muito legal esse assunto! Gostei da organização e das cores que você usou no blog. Concordo com Adeildo quando fala dos links grandes.

    Abraços,
    Silvia

    ResponderExcluir